sexta-feira, 15 de agosto de 2014

"WITH FOXES WE MUST PLAY THE FOX"

  Ou seja, se você vive em um ambiente repleto de preconceituosos estúpidos, não banque o bom samaritano. Não, pelo menos, se você precisa desse local por algum motivo. As vezes os idiotas são seus colegas de trabalho, ou de turma, ou seus pais e parentes, enfim... "Se você não pode vencê-los, junte-se a eles."
  Esse é o único conceito que minha mente de vestibulanda consegue absorver agora, por motivos simples: eu não suporto viver com meus pais. E não estou agindo como uma adolescente babaca como você, provavelmente, já viu várias vezes por aí, que adora dizer que os pais são impossíveis mas na verdade a pessoa é simplesmente mimada.
  Com o advento da internet, ficou muito mais fácil reclamar da vida porquê agora todos são ouvintes e espectadores das dores e felicidades alheias (mesmo não querendo). Mas é só uma opinião, um ponto de vista de uma pessoa imatura, não a verdade. No meu caso, eu não reclamo, não xingo, não compartilho nem um dos meus (milhares!!!(hipérbole)) problemas pessoais nas redes sociais (eu só tenho Whatsapp, por sinal, e mal uso). Até porque, não é só por ter pessoas no meu Facebook que eles sejam, necessariamente, meus amigos. E nem com meus amigos eu compartilho minhas opiniões por medo de represália, vou pagar de babaca na internet por qual motivo?
  Mas não é só por ter senso de responsabilidade social que as outras pessoas também tenham. O narcisismo exacerbado de gente insegura e a superioridade inflamada em pessoas prepotentes que nem sabem usar vírgula são sinais que o mundo bipolar não foi embora. Pelo contrário, ele só mudou de atmosfera.
  Enfim, o que eu estava querendo dizer é: eu entendo meus pais, legião, mas eles (talvez por terem tido-me mais velhos, ou por terem sido criados em condições bem diferentes da minha, ou por nunca terem superado seus próprios problemas) não fazem questão de entenderem não só a mim, mas como o mundo de hoje. Pensamentos patriarcais, preconceituosos, simplistas demais reinam nessa família. E eu sempre pus minha opinião e sempre tive problemas, mas racionalmente falando, eu preciso aprender a ignorar isso da melhor forma possível por não ter nenhuma perspectiva de quando sairei de casa.
  Se TUDO der certo, com 24/25. Meu sonho é faculdade pública, meu curso é integral, como trabalhar, ganhando bem o suficiente pra me sustentar, e estudar ao mesmo tempo? Todos que conheço dizem ser impossível ou não recomendável, e aí? E, sim, eu já pensei em desistir da pública para trabalhar e fazer particular em outro horário ou deixar a faculdade pra quando eu estiver mais estabilizada financeiramente. Mas se eu fizer isso, eles vencem. Eles terão, oficialmente, interferido na minha vida. Estragado a merda toda.
  Porque, desde os 11 anos, meu sonho é faculdade pública. É viver a faculdade, sabe? Tanto academicamente quanto socialmente. E isso nem tem a ver com a minha personalidade mas, foda-se, eu quero! Eu preciso de um pouco de normalidade; preciso me sentir nem que seja um pouco mais compatível ao ambiente.
  Por isso ainda insisto e por isso tenho que aprender a lidar com a irracionalidade alheia. Característica, por sinal, que MAIS odeio: entre preconceito, egocentrismo, ceticismo/deslumbramento exacerbado, prepotência etc., a única que eu não consigo nem fingir em aceitar é a irracionalidade.
  Ta aí um bom desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário